Informativo: Dr. Carlos A. V. de Andrade

Dr. Carlos A. V. de Andrade
Especialidade: Oncologia Clínica

Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia
Clínica, Médico Staff do INCA (Instituto
Nacional do Câncer) e Médico Staff da Clínica
Oncoclínica – Centro de Tratamento Oncológico.

Qual é a sua opinião sobre as farmácias do Rio de Janeiro?
Como eu costumo brincar: a coisa mais difícil de encontrar numa farmácia no Rio de Janeiro é remédio. Você encontra chinelo de dedo, inseticida, produtos de limpeza e, as vezes, até remédio. Eu lembro de uma vez que saí para comprar um remédio pra a minha filha e entrei em duas ou três farmácias perto de casa e não encontrei. Como se não bastasse o fato de não terem o remédio que eu pedi, ainda tentaram me vender um similar. Ou seja, como consumidor, não é sempre que eu encontro o remédio que procuro e preciso, e na posição de médico, eu náo tenho certeza se o paciente usa o medicamento que eu prescrevi, se usa um similar ou ainda um outro qualquer indicado pelo balconista.

Aprofundando um pouco mais a pergunta anterior, como o senhor vê a venda de medicamentos oncológicos e o que espera de um delivery especializado?
Em primeiro lugar, medicamentos oncológicos são medicamentos mais específicos, que o público em geral tem dificuldade de comprar na rede farmacêutica, pois em geral, o preço é elevado e não se encontra em qualquer farmácia. Com a opção do delivery especializado, temos a certeza que o paciente vai encontrar o medicamento que foi prescrito pelo médico. Além disso, a questão da entrega na residência traz uma conveniência que é muito importante para o paciente oncológico. Frequentemente são pessoas debilitadas, com a locomoção comprometida e dependem da própria família, que quase sempre está presa cuidando do paciente. Por isso, um delivery de medicamentos especializados, tanto em oncológicos quanto em outros de prescrição para esses pacientes, facilita muito a vida deles e dos familiares.

Qual é a sua percepção sobre o serviço que a Pontual oferece?
Acho que a Pontual tem dado um atendimento perfeito nesse um ano e três meses que eu indico seu serviço. Nunca tive um retorno que não fosse de elogios pelo atendimento e serviço de entrega. Os meus pacientes recebem no dia e na hora marcada e nunca aconteceu de faltar o medicamento para nenhum deles.

Além disso, eu tenho muitos pacientes de fora da cidade do Rio de Janeiro, que quando estão em quimioterapia vêm ao Rio com frequência, então ligam para Pontual e marcam no horário da consulta para pegar aqui na clínica mesmo. Isso demanda uma logística perfeita, pois o paciente fica até uma hora e meia na clínica e precisa receber o medicamento naquele período que está ali para o tratamento ou para consulta. A Pontual soube utilizar esse diferencial e, respeitando essa necessidade, sempre traz pontualmente no horário combinado.

Agora, o paciente que já está no final do tratamento só vem aqui de seis em seis meses, mas precisa do medicamento todo mês, a Pontual entrega na residência e sem custo adicional.

O que eu vejo de muito interessante no trabalho da Pontual é que agrega valores para o paciente, sem pensar apenas em vender medicamentos. Isso é muito importante e faz muita diferença não apenas para o paciente, mas para o médico também.