Informativo: Dr. Sérgio Edgar Allan

Dr. Sérgio Edgar Allan
Especialidade: Oncologia Clínica

Clínica, Membro do American Society of Clinical
Oncology e Médico Staff da Clínica Oncoclinica –
Centro de Tratamento Oncológico.

Qual é a sua opiniáo sobre uma Farmácia Delivery especializada em medicamentos oncológicos?
Quando falamos em pacientes oncológicos, devemos observá-los como um todo em seus principais problemas e necessidades, como a locomoção comprometida, o estado emocional abatido e principalmente a dependência dos medicamentos prescritos que, em geral, representam uma grande despesa em seu orçamento. Portanto, uma farmácia delivery especializada nesse atendimento precisa da conjugação perfeita destes fatores ao oferecer os seus serviços. Isto deve se refletir na sensibilidade para um atendimento pessoal e bem feito, numa entrega com pontualidade e na prática de bons preços para o paciente.

Sei de algumas farmácias em que a entrega fica “combinada” entre 8 da manhã e 8 da noite. Isso não é aceitável. Uma entrega precisa ser feita em dia agendado e com a hora marcada, porque o paciente oncológico não pode esperar, ficando a disposição do delivery. Essa é uma particularidade fundamental num serviço delivery. Não pode falhar.

O senhor percebe essa particularidade no serviço que a Pontual oferece?
Creio que a coisa mais difícil que existe é a indicação de algo para alguém, porque isso inclui a responsabilidade como sendo sua também. Para um médico não é diferente, seja num serviço de radiologia ou numa farmácia. Pois é algo que não depende dele, e contar com o bom serviço dos outros hoje em dia é uma temeridade.

A Pontual é uma grata surpresa neste mercado: recebo dos meus pacientes os elogios que seriam de vocês. Brincadeira à parte, o feedback que tenho dos pacientes tem sido o melhor. Isto se deve ao serviço diferenciado que a Pontual veio oferecer. Desde o atendimento através de pessoas capacitadas a informar e, principalmente, com sensibilidade para dar a devida atenção ao paciente ou familiar que liga. E como eu disse antes, normalmente estão com um estado emocional muito abalado e não podem ser atendidos por qualquer um, como se o importante fosse apenas vender.

Uma outra coisa a ser lembrada é que na área de oncologia a Pontual tem praticamente de tudo. Além disso, tem os medicamentos para o tratamento de problemas associados ao câncer, como antidepressivos e analgésicos. Acho isso um ponto muito importante porque o tratamento oncológico não compreende apenas os produtos contra o câncer.

Um delivery responsável pode então contribuir para o sucesso de um tratamento oncológico?
Eu costumo conversar muito com os meus pacientes para atendê-los cada vez melhor e através de uma relação de amizade começar uma relação de confiança. Uma coisa que me agrada muito na Pontual é o fato dela seguir o caminho: psicóloga, farmacêutica, enfim, pessoas capacitadas para um atendimento que ajude ao paciente.

Não é só um cadastramento para auxiliar no controle do medicamento que o paciente faz uso e quando irá acabar para não deixar de dar continuidade ao tratamento. Tem também uma entrega, mesmo fora da cidade do Rio de Janeiro, sem nenhum custo para o paciente. Enfim, um conjunto de ações, inclusive os bons preços, que certamente contribuem para o sucesso. Não é por acaso que os pacientes todos elogiam e nunca ouvi reclamações. Nem é preciso melhorar. Se ficar como está já estarão fazendo um belo serviço a oncologia.